Entrevista: Bandanos

Publicado: 3 de setembro de 2010 em As Bandas

A entrevista dessa tarde no blog é com a banda Bandanos, headliner da primeira edição do Demo(n) Fest!
Quem fala é o Marcelo Papa, guitarrista da banda.

Como foi o começo e a formação do Bandanos?

A banda começou em 2002, como um projeto paralelo. Todos da banda já tem um tempo de estrada no hardcore, punk e thrash paulista. Todos nós já tivemos bandas desses estilos antes, mas acho que o Bandanos foi a que mais andou e deu certo até hoje. Nós já nos conhecíamos de shows ou já havíamos tocado em outras bandas juntos. No começo a banda contava com Ruy Fernando ( No Violence) nos vocais , Eu na guitarra, Alahdrão ( O Cumplice e Diáspora ) na outra guitarra, Franz  no baixo e Luciano ( Prime Mover e Point Of No Return ) na batera. Na época que resolvemos formar o Bandanos, o crossover estava devagar, acho que só o Ratos estava ativo e em uma fase mais crust do que crossover. Esse é um  estilo que nunca deixamos de curtir, seja pelo visual, pelas musicas, enfim, por toda a temática. Com o tempo fomos nos consolidando como um quarteto.O Cris, nosso vocal, chegou a tocar baixo em uma das formações, mas com a saída do Ruy, ele assumiu o vocal e chamamos o nosso amigo Alex Bucho ( ROT, Cruel Face e outras mil bandas) para o baixo. Essa formação já dura 5 anos. Hoje a formação da banda conta com Cris nos vocais, eu na guitarra, Alex no baixo e Luciano na bateria.

Alguma história engraçada de estrada?


Há, sempre tem… Nós tocamos sempre pelo interior e em outros estados, nas paradas para comer  sempre perguntam se somos o Raimundos… hahaha. O Cris foi confundido com um cara que fez aquela merda de programa “ No limite”. Quase deu autógrafos pra umas minas . Sempre que viajamos de avião, umas pessoas ficam olhando nossas tattoos, especulando se somos uma banda grande e mal sabem que nem água no palco nós temos as vezes… hahaah.


Sobre o processo criativo da banda:

Geralmente eu faço uma base e levo pros ensaios e lá concluímos juntos. O Cris e o Bucho  também ajudam com umas bases e eu acho sempre bom, pois eles fazem musicas de uma maneira diferente das minhas. As letras são todas feitas pelo Cris.

Quais os temas abordados pelo Bandanos nas suas músicas?

Skate/Crossover, anos 80, nosso cotidiano, política, filmes de terror, etc.

Alguma expectativa da banda quanto ao metal nacional?

Temos uma grande quantidade de bandas novas surgindo e eu realmente espero que elas durem bastante. Só assim poderemos olhar pra trás daqui 10 ou 15 anos e enxergarmos que a cena realmente fez a diferença e teve seu nome consolidado.

Como vêem os produtores de show, hoje?

Pois é, ai está uma pergunta delicada. O Bandanos sempre esteve ligado ao meio “faça você mesmo”. Na verdade nunca tivemos muitos problemas com isso, mas as poucas vezes que esses caras apareceram, fomos tratados feito lixo. Os caras acham que chamar tua banda pra abrir um show de uma banda gringa, é motivo pra que você os agrade a vida toda, sendo que nem uma água esses caras te dão. Na moral, foda-se!! Também tem aqueles caras que atacam de produtores de ultima hora, te prometem mundos e fundos para que você feche o show e na hora fazem tudo diferente. Esse tipo de “produtor de ultima hora” vem crescendo muito, já nos demos mal com alguns por ai.

Sobre os projetos para o futuro da banda:


Acabamos de voltar de uma tour de 12 dias pelo nordeste. Estamos meio cansados na verdade, mas temos mais uns shows marcados até o fim do ano. Além do Demon Fest , também tocaremos na estréia do Musica Diablo, nova banda do vocal do Sepultura. Estou fechando nossa volta ao Chile e o Paraguai também pode rolar. Ano que vem voltamos pra Europa, pra nossa “second invasion” tour. Depois de tudo isso acho que já estaremos velhos demais pra criar mais expectativas… hahaah.

O que pensam da prática de “pagar para tocar”:

Nós nos negamos a tocar em festivais assim. Achamos uma grande merda. Tocamos no sul no começo do ano e só fechamos o show depois da confirmação que o produtor havia mudado o esquema. Cota de ingresso pra banda vender não rola, vc já gasta grana com ensaio, equipamento e todas as outras coisas, tem muito filho da puta ganhando grana com isso, usando as bandas novas em beneficio próprio.

Expectativas para o Demo(n) Fest?

Estamos vendo o empenho de vocês da organização e na divulgação. Estamos esperando o melhor possível. Eu não conheço todas as bandas do fest, mas as que eu já escutei são fodas. Estou querendo ver muito o show do Cursed e do Madhouser.

Deixe uma mensagem pra galera que vai estar presente no Fest!

Compareçam, levem suas pranchas , para que façamos dessa noite inesquecível. Nos vemos no show…

Valeu, Papa!

Logo mais a última entrevista da série, com a banda Cursed Slaughter.

E o Demo(n) já acontece AMANHÃ! Are you ready?!!

Deixe um comentário